parque_bufalos

Projeto

“A PROPOSTA É  CRIAR UM ESPAÇO DE LAZER PARA OS ATUAIS USUÁRIOS DO TERRENO E ASSIM  PROMOVER A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS”

Apesar de 1/3 do terreno de 1044370,06 m² ser destinado à habitação social conforme o Plano Diretor do município, os estudos
ambientais e sociais mostram que este se torna inviável: segundo o levantamento de impacto ambiental feito durante o processo
judicial toda esta região funciona como área de recarga para reservatórios subsuperficiais, necessitando ser praticamente toda
permeável e o projeto elaborado pela construtura foi baseado apenas no mapa digital da cidade sem um levantamento topográfico mais aprofundado e assim acabou prevendo a construção de edificações sobre áreas de nascente que não constavam no primeiro mapa citado.

Projeto Parque dos Búfalos - primeiros conceitos

 

primeiros_conceitos_2

Além disso é uma região com quase 15 áreas de APP (entre nascentes, córregos, topos de morro e de área represada), frágil, próxima a uma represa já poluida, de importância metropolitana, com praticamente toda sua mata ciliar desmatada e que diante da crise hídrica passará a ser usada, agora, para consumo humano.

No quesito social o bairro do Jardim Apurá não conta com uma infra-estrutura urbana que possa comportar 3860 novas habitações, sendo que hoje o bairro já enfrenta sérios problemas com sua superpopulação atual. Além disso este mesmo terreno é utilizado hoje como a única área de lazer da população local, que tem o índice de área verde por habitante baixo, de 0,62m²/hab. segundo a Rede Nossa São Paulo, levando em conta o índice preconizado pela ONU de 12 m²/hab., que tende a cair com a implantação das novas habitações.

Proponho então o projeto paisagístico do parque, criar equipamentos de lazer para o público da região, proteger seus mananciais e ampliar sua vegetação.

 

Indicadores urbanísticos
Indicadores urbanísticos

 

mapa

legenda

HISTÓRICO DA REGIÃO

A região da Cidade Ademar surgiu basicamente como uma área dormitório com a explosão industrial na década de1960,sendo povoada no geral por migrantes de outros estados como consequência do êxodo rural que começava a surgir lentamente. Seus bairros e vilas surgiram devido ao grande impulso de processo de urbanização com decadência dos grandes fazendeiros, que eram obrigados a lotear suas terras, então começou o processo de
urbanização com o surgimento de loteamentos vendidos aos operários migrantes que vieram de diversas partes do Brasil em busca de uma vida melhor.

Até 1996, Cidade Ademar pertencia à região Administrativa de Santo Amaro sendo uma de suas áreas mais periféricas.A partir de 1997 a Subprefeitura-CD foi criada por decreto pelo prefeito da época Paulo Maluf. Um novo decreto ex-prefeito Celso Pitta em dezembro de 2000 corrige algumas distorções em relação à divisão geográfica por distrito e acrescenta o Distrito Campo Grande. Segundo o site da prefeitura de SP (fonte dos dados), a prioridade foi sempre o centro urbano de Santo Amaro, por conta de seu complexo industrial, tendo assim mais investimentos em infra-estrutura. O nome do bairro é homenagem a ex-governador paulista Adhemar Pereira de Barros, cujo genro era proprietário de terras na região.

NOVO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO

O plano prevê uma área de ZEIS 4 no centro de dois parques propostos no mapa de áreas verdes, que também constam como ZEPAM no plano regional.

No próprio mapa ao lado, em escala mais urbana, podemos ver que tanto na represa Billings quanto na Guarapiranga os parques e áreas de preservação contidas no plano não são suficientes frente a demanda por lazer na região e principalmente à escala destes dois grandes reservatórios.

MAPA 04: ZONAS DE INTERESSE SOCIAL
MAPA 04: ZONAS DE INTERESSE SOCIAL
MAPA 05: REDE HÍDRICA AMBIENT. E PROTEÇÃO
MAPA 05: REDE HÍDRICA AMBIENT. E PROTEÇÃO

 

sim ao PB 1

Em primeira mão a todos o Projeto do arquiteto  e urbanista Renan Galindo, vejam completo no link http://kawek.net/renangalindo-194932#!  Parque dos Búfalos Sem Prédios!

sim ao PB

 

Projeto do arquiteto e urbanista:  Renan Galindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *