zeze nos bufalos

Sobre

O Parque dos Búfalos uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, apreciado como refugio pelos cidadãos Cidade Ademar, Pedreira e municípios vizinhos, conhecido por sua beleza e  fruição da área pela população em geral, são os importantíssimos “serviços ambientais” que a área presta em toda a região, tais como a proteção das nascentes existentes no interior da área, a purificação do ar e da água, a mitigação de enchentes e secas, a geração e renovação do solo, a polinização, a dispersão de sementes e translocação de nutrientes, a manutenção de biodiversidade, a estabilização parcial do clima, a moderação de temperaturas extremadas e da força dos ventos, etc.

Parque dos Búfalos nos anos 80, veja a vegetação diferenciada do que é hoje no parque, que foi removida.
Criação de Búfalos
Porque Parque dos Búfalos, veja a foto. A fazendinha do Ingaí como era chamado o Parque havia criação de Búfalos, o que acabou atraindo o turismo a região. Mas também estes animais pesados agrediram muito o meio ambiente, sendo que nas áreas de mananciais não é permitido o emprego de relações agrícolas e criação de animais, para garantir  a proteção dos corpos d’água e de suas margens.

 

Parque dos Búfalos ano aproximado de 1987
Nos Anos 80 ainda conseguia ver a vegetação original do lugar. hoje a vegetação é um grande  remanescente do que já foi suprimido, a Incorporadora dona do terreno desobedece a lei dos mananciais descaracterizando ambientalmente o parque dos Búfalos por anos.

 

parque antigo
Parque dos Búfalos sua ocupação por lazer e esportes existe a mais de 40 anos.

 

IMG-20150706-WA0035

A área verde e com grandes valores ambientais as margens da Represa Billings, é conhecida por seus vizinhos a mais de 40 anos, a população inicialmente a população entrava para dentro deste terreno pela falta de água na região, então usava dos atributos naturais para o abastecimento de suas famílias, para lavar roupa, ter água em suas casas, e durante a falta de água também até hoje ainda se repete este feito cultural.

Com a vinda de Búfalos a região, a fazenda dos búfalos então virou atividade de turismo na região atraindo muitas pessoas, para o lazer o esporte e o ócio, com a vida destes turistas a região as pessoas passaram a usufruir também dos atributos naturais que a Fazenda dos Búfalos  podia disponibilizar, como o simples fato de estar as margens da represa, que levou esta população a pratica de esporte Náutico, e também já é utilizado por exemplo por atividade de parapentes, sendo assim a 4ª pista de parapente do estado de São Paulo, cujo voo se inicia no topo da topografia para seus utilizadores aterrissarem na sua parte baixa. Isso significa uma diferença de altura entre base e topo significativa. Nessa topografia ondulada se originam cerca de 20 nascentes que constituem um bem ambiental muito valioso, raro no tecido urbano, em uma cidade que vai tudo impermeabilizando com a urbanização.

IMG-20150702-WA0006

Praticas de Biciclos e caminhadas treinos oficiais de corrida também foram se agregando a esta importante area de Preservação Ambiental, com seus quase 5 quilômetros de trilhas escavada por antigos moradores da regiões, também completam a paisagem desta importante área ambiental. tanto que em março 2012 o então Prefeito Gilberto Kassab a decretou Parque Municipal, através do decreto de utilidade pública.

Em dezembro de 2013, o prefeito Fernando Haddad revogou uma importante medida para a população do Jardim Apurá, na Zona Sul: o decreto de utilidade pública de uma área de 994 mil metros quadrados nas margens da Represa Billings e que é usada há 40 anos como área de lazer. O decreto revogado era requisito à implantação do Parque dos Búfalos, uma demanda dos 90 mil habitantes do bairro.

Com a revogação, Haddad abriu espaço para especulação imobiliária que quer construir 14 condomínios com 3800 apartamentos, retirando de milhares de pessoas um espaço de lazer e gerando um adensamento populacional numa área de mata atlântica e de fartos recursos hídricos, incluindo 8 nascentes.

Em meio a maior crise d’água de todos os tempos, é temerário que a Prefeitura de São Paulo autorize a construção de moradias em cima de uma represa que ajuda abastecer a cidade. A política habitacional é importante, mas ela não pode ser feita sem planejamento, ainda mais sacrificando áreas verdes que são cada vez mais raras nas grandes cidades.

O prefeito tem se mostrado preocupado em ouvir a voz da ruas. Por isso, vamos entupir sua caixa de e-mails para dizer que não aceitaremos a destruição de uma área de quase 1 milhão de metros quadrados. Queremos a criação imediata do Parque dos Búfalos, sem prédios!

Envie sua pressão pelo link da mobilização!

bit.ly/bufalosja

bufalos 1

bufa 1

bufa 2

bufa 3

Parque 2

Parque 4

IMG-20150702-WA0003

IMG-20150702-WA0007

IMG-20150702-WA0008

IMG-20150702-WA0009

IMG-20150703-WA0007

IMG-20150703-WA0008

IMG-20150703-WA0010

IMG-20150705-WA0049

 

 

 

 

2 opiniões sobre “Sobre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *