Parque dos Búfalos é noticia no exterior.

Por Carolina Gomes*

Na zona sul da cidade de São Paulo existe uma área com aproximadamente um milhão de metros quadrados, às margens da Represa Billings, conhecido como Parque dos Búfalos. Em 2013 o prefeito Fernando Haddad revogou o decreto de implantação de um parque para os moradores da região para a construção de 14 condomínios com 3.800 apartamentos. Diante dessa situação, os moradores se mobilizam e criam um movimento em prol da preservação do local. “A Implantação do loteamento denominado Residencial Espanha não poderia prosperar. A área se trata de proteção e recuperação dos mananciais. Por Isso a população resolveu denunciar, o que instaurou um inquérito civil público na promotoria do meio ambiente”, diz o ativista Wesley Rosa.

 

Bruno Amorim

Bruno Amorim

 

Com a construção dessas moradias, a região, que consiste em aproximadamente 20 nascentes e uma vasta vegetação nativa que vem sendo preservada ao longo de 40 anos, sofrerá grandes impactos, “Urbanizar áreas onde existe nascentes, além de causar degradação florestal e poluição, inclusive a poluição difusa, interrompe o ciclo das águas A população sofre com a escassez de água de boa qualidade.”, afirma o ecologista Virgílio Alcides de Farias.

 

Construção2

Bruno Amorim

Construção3

Bruno Amorim

Construção4

Bruno Amorim

Construção6

Bruno Amorim

Construção7

Bruno Amorim

 

Essa construção infringe três Leis; Lei de proteção aos mananciais nº 15.913; Lei específica da Billings nº 13.579/09; Reserva da biosfera do cinturão verdes de São Paulo. “Esta obra deveria ser embargada já, porque está enquadrada em três Leis importantíssimas que não deveriam ser deixadas de lado. Isso é ilegal”, comenta o advogado André Paz.

 

Parque3

Bruno Amorim

 

Ignorando as Leis, o Prefeito Haddad deu a ordem para o início das obras e com elas começou o desmatamento e a destruição do local, que é um dos poucos lugares que ainda consiste de uma vegetação nativa com a função ambiental de preservação dos recursos hídricos, estabilidade geológica e a biodiversidade, que facilitam o fluxo gênico de fauna e flora.

 

Bruno Amorim

Bruno Amorim

 

Segundo o ativista Wesley, o arquiteto Renan Galindo criou um projeto para a realização de um parque no lugar de construírem casas. O movimento em defesa do parque dos Búfalos tentou entrar em contato com o prefeito para mostrarem esta proposta, porém não foi recebidos por ele. No momento a área está fechada com cercas e seguranças que vigiam o local para ninguém entrar.

Mas o movimento não irá desistir tão fácil, “acreditamos na paralização pelos órgãos ambientais e pela justiça, que o prefeito volte atrás, e que o parque dos Búfalos se recupere e se regenere do Impacto sofrido por ganância, poder, e arrogância”, afirma Wesley.

 

Bruno Amorim

Bruno Amorim

 

*Carolina Gomes tem 24 anos, mora em São Paulo e estuda na FIAM-FAAM (CENTRO UNIVERSITÁRIO).

Veja na Integra no Site de Noticias, jornalism Climate.

http://www.climatejournalism.me/parque-dos-bufalos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *