PRA QUÊ PARQUE DOS BÚFALOS?

A mobilização popular em torno do impacto ambiental, político e social é de extrema importância e deve ser constantemente fortalecido. Mas penso que junto com a mobilização devemos ter uma proposta estratégica pronta, fechada e inquestionável para evitar a destruição do parque a ser colocada em âmbito municipal, estadual e federal.

Dentro dessa três esferas cabe ressaltar que em âmbito municipal a grande pressão na construção de moradia popular nos Búfalos se deve à necessidade do Prefeito em cumprir o máximo possível da sua meta habitacional.

Acredito que hoje essa é a nossa melhor estratégia para o Parque dos Búfalos: pressionar para que a meta habitacional que o prefeito quer enfiar a todo custo (hídrico – ambiental) no Parque seja inserida em edifícios ociosos no centro – a serem desapropriados e readaptados para moradia.

Nos últimos tempos, conversando com pessoas que lidam com o mercado imobiliário, percebemos que por conta do IPTU progressivo, muitos proprietários estão querendo se livrar dos prédios ociosos o mais rápido possível.

Muitos desses prédios ociosos contam com enormes dívidas de IPTU, na maioria das vezes estão deteriorados o que desvaloriza ainda mais seu valor para a desapropriação.

Explico melhor: a estratégia de indicar outras áreas verdes ou permeáveis para inserir essa demanda habitacional sempre me pareceu um pouco frágil. E por conta do tempo que levaria esse processo, não será de interesse do Prefeito.

Por “tempo de processo” me refiro à:
– desapropriação de um novo terreno
– levantamento e prospecção do novo terreno
– projeto do conjunto habitacional
– licenciamento do conjunto habitacional
– construção do conjunto habitacional

Todo esse processo é inviável que ocorra em 1 ano ou 2 e o Prefeito quer mesmo é cumprir suas metas, ou ao menos cumprir o máximo possível delas até o final do seu mandato.

Enfim, acho que a vale a pensa ser considerando como uma nova frente propositiva de trabalho em prol do Parque dos Búfalos: mapear edifícios ociosos que abrigue a mesma demanda habitacional do empreendimento que hoje começa a ser construído no Parque dos Búfalos, investigar seu valor venal atual e suas dívidas e esboçar um cronograma e orçamento para a sua readaptação.

confira a ação de hoje no Parque dos Búfalos

#HUBLIVRE  #REDENOVOSPARQUES  #PARQUEDOSBÚFALOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *